terça-feira, 19 de abril de 2016

Maratona Sobral de Monte Agraço - A prova

 

Pela primeira vez para o M.S. e para o Pai que iriam a um evento de bicicletas organizado. Eu tinha tido em Dezembro a experiência do Nocturno no Barreiro mas isso foi um passeio. Desta vez estamos a falar de uma prova. Embora fossemos para passear, é inevitável que pensemos na parte da competição. No meu ponto de vista, a competição é contra mim mesmo... E quais eram os objectivos?
  • Acabar a prova
  • Não haverem falhas mecânicas
  • Não haverem acidentes
  • Não ser o último na geral
  • Não ser o último no meu escalão
  • Mas mais disso abaixo...
A abertura do secretariado era às 7:30. Ora isto envolve chegar cedo, sair de casa cedo e acordar ainda mais cedo... O meu despertador tocou às 5:00. Por mais que me tenha custado levantar (estava a morrer de sono), a ideia de ir andar de bicicleta supera o peso nos olhos e as garras da minha almofada que não me queria deixar levantar...
Tudo preparado de véspera, tive apenas de por a Shorty no suporte, a Torah desmontada na mala e seguir ao encontro do M.S. com quem tínhamos encontro marcado às 6:30.
Vertex em cima do carro no outro suporte e seguimos viagem com destino a Sobral de Monte Agraço. A previsão meteorológica não era a melhor, com ameaças de chuva torrencial. Para não falar do que já tinha chovido nos últimos dias. Afastava de mim os pensamentos de lama extrema que em Monsanto me deram tantos problemas..
E lá esteve a chuva e nevoeiro a fazer-nos companhia durante o caminho mas decidiu ficar por lá. Ao chegar, estava frio (eram 7:45) mas sem chuva. Estacionamos, fomos buscar os dorsais e regressamos para preparar as máquinas.
Antes do inicio da prova, entramos para a nossa box de partida e ficamos bem para trás para não apanhar toda a confusão dos galifões que estão cheios de pica no inicio mas que ao final dos primeiros 5km já estão a morrer... Eu vou devagar do inicio ao fim, sem pressa de acabar porque não estou lá para competir.
Lá deu a partida e começamos a odisseia de 36,8km por trilhos de Sobral... Lama? Sim muita! Depois de 600 pessoas passarem nos singles do percurso, se já estava lamacento da chuva torrencial da madrugada, ficou muito pior. Mas pior a um nível que se torna ridículo!
Sempre que fazia um troço, tinha de parar para tirar 2 a 3 quilos de terra do quadro, pneus e de mim próprio. Por mais exagerado que possa soar, acho que estou a ser simpático... Lama, lama e mais lama! E claro que com isto vem o tempo a levar a bike pela mão pela falta de aderência, principalmente a subir... Os pneus ficavam com uma camada tal de lama que a aderência era zero!
Passamos mal, fartei-me de andar a pé e demorei mais de 4h a acabar os 35 km. É verdade que neste tempo inclui-se as paragens em abastecimentos, as esperas uns pelos outros, etc...

A nível de classificação, ficam os resultados:
  • Geral: 
    • Posição - 346
    • Total terminaram - 360
    • Total com desistências - 457
  • Escalão:
    • Posição - 45
    • Total terminaram - 47
    • Total com desistências - 68
Resultados oficiais em: http://maratonasma.weebly.com/classificaccedilotildees.html

Depois desta terminar, venha a próxima. Como referi em cima, o objectivo é superar-me e estar a fazer algo que gosto, acompanhado das pessoas que gosto!

NOTA - É verdade que tenho este post escrito há mais de uma mês... É verdade que nesta altura, para além deste, já fui a outro evento... Mas não há de ser nada... Mais vale tarde do que nunca :)

Sem comentários:

Enviar um comentário