terça-feira, 17 de maio de 2016

Derreter travões


Desde que terminei a Utopia, as voltas para Lisboa têm sido constantes. Todos os dias lá me ponho eu a pé à hora habitual (seis da manhã), preparo as tralhas para o dia e pedalo rumo a Cascais e posteriormente para o Prior Velho.
A soma de quilómetros diários (e consequentemente semanais) aumentou drasticamente. Com cerca de 130km por semana, a Utopia leva um desgaste muito maior e precisa de ser revista com mais frequência. Até agora nada que não fosse expectável e previsível...

Na semana que passou, debaixo de chuva, quase a chegar à gare do oriente, reparei que o meu travão de trás estava a travar muito em baixo, com a manete encostada ao volante. Cinco km mais à frente, na descida final para entrar na rua do meu trabalho, encostou, encostou e travões nem vê-los! Desacelerou um bocadinho mas nada que fosse suficiente para me parar. Como já me tinha apercebido disso há uns minutos, consegui controlar a velocidade com o travão frontal, fazer a curva em segurança e parar a bike na garagem...

Com um olhar atento para os calços, percebi o culpado... Estavam gastos, cansados e a necessitar de reforma... Ao pensar no assunto, fez todo o sentido que estivessem assim. Ora façamos algumas contas:
Quando montei a versão 0.1 da Utopia, uma das coisas que fiz logo foi mudar os calços de travão. Fizeram comigo 1551,9 km. Depois, os calços que comprei, já tinham sido trocados (trás para a frente e frente para trás) quando passei para a versão 1.0. Desta forma podia gastar o máximo de cada par, visto que o de trás gasta-se sempre mais.
Estamos a falar de uma bicicleta em que ando maioritariamente acima dos 30km/h. Os calços de travão (v-brake) que tenho não estão propriamente preparados para este tipo de velocidade permanente. Claro que vou gasta-los mais rápido.
Para finalizar, os calços comprados na altura permitem substituir apenas a borracha, sendo o apoio o mesmo. Sai mais barato e torna a substituição muito mais simples.

Era inevitável que tinha de fazer alguma coisa pela minha segurança. Para conseguir voltar a casa, afinei o cabo via manete (felizmente ainda tinha todo o afinador para usar) e consegui ter travões suficientes para fazer a viagem de regresso de forma confortável.

No fim de semana, no qual já tinha planeado fazer uma limpeza (tem chovido bastante) e uma pequena revisão à Utopia, tive também de ir às compras porque os calços estavam bem para lá do que é aceitável!
Tinha a ideia de comprar as tais recargas e afinar os travões. Mas acabei por fazer outra coisa...
Travões de disco, principalmente hidráulicos, são a coisa mais eficiente do mundo. Mas para a Utopia não são possíveis de aplicar. O quadro não tem apoios para os colocar, muito menos espaço para os discos. Mas nada me impedia de colocar um novo kit de V-brake. Era um dos poucos componentes que ainda eram de origem e estavam a necessitar de reforma... As molas estavam tortas, cheias de ferrugem e tornavam as afinações sempre muito mais difíceis. Assim, em vez dos calços, comprei o sistema completo:

Kit V-Brake Decathlon (Link)

Os calços que trás não são os que mais me agradam mas sei que inevitavelmente terei de os mudar em breve. Eles vão derreter, tal como os anteriores bastante rápido. No entanto, até lá darão para o que necessito.

Esteticamente, ficaram muito melhor porque já não têm ferrugem, são pretos e possuem sistemas de afinação mais recentes, excelentes para as minhas inevitáveis trocas e acertos...

Travões frontais

Travões traseiros

Nota Final - Como este post foi publicado com cerca de dois meses de atraso, posso claramente afirmar que os calços novos (par traseiro) duraram uma semana. Para já, os da frente ainda sobrevivem mas não por muito mais tempo. Segui o que estava previsto e adquiri as recargas para os calços que tinha... A foto anterior já têm os calços novos :)

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