Não diretamente ligado a algum dos meus projetos de rodas mas sim a alguém que realiza (demasiadas segundo a Pikena) intervenções a bicicletas, a existência de um suporte ou bancada de trabalho é algo bastante útil.
Tive vários brainstorms com o meu Pai sobre o assunto (o verdadeiro "engenhocas" ou "MacGyver" pela criatividade que tem), mas nunca chegamos a um consenso sobre a forma ideal de o conseguirmos fazer. Batíamos sempre no problema da fixação do quadro. Necessitávamos de algo que possa ser móvel mas que mantenha a bicicleta suspensa.
E porquê que precisamos de uma coisa destas? A primeira e mais lógica razão é termos de estar com a bicicleta encostada a algum sitio. Depois é fazer com que as rodas fiquem suspensas para afinações de travões ou mudanças.
Nenhuma das soluções que vi era viável por questões de budget ou de versatilidade. Por essa razão pensamos em construi-lo nós. Mas nem sempre o caminho da criação ou do re-cycle é o melhor...
Numa das minhas pesquisas no EBay (não sei bem do quê) apareceu-me um dos tais (caros) suportes como os que as oficinas da Decathlon ou Sportzone possuem. E decidi usar as palavras "Bike repair stand" na pesquisa... E apareceu isto:
A solução é tão simples e acaba por ser a melhor! Lembro-me agora de ver coisas semelhantes nas boxes das corridas de motos transmitidas na televisão mas com dimensões e resistência superior. Mas o conceito é o mesmo!
Para além de poder ser usado apenas um, que já mantêm a bike em pé sem estar apoiada em alguma coisa, pode ser usado um segundo para ambas as rodas ficarem suspensas.
Adicionalmente, como é dobrável, a sua arrumação é fantástica porque ocupa muito pouco espaço.
Dado o preço, encomendei um (mais detalhes aqui). Caso veja que pode fazer mais sentido ter dois, compro mais tarde.
Claro que tem as suas limitações mas com as quais consigo viver:
- Não é regulável em altura - Verdade mas nada que não se ultrapasse. Costumo fazer as minhas intervenções no jardim, em cima de uma mesa de plástico (aquelas brancas de jardim). Posso sempre por a bike e o suporte em cima da mesa. Se preferir trabalhar mais baixo, deixo-a no chão.
- Não permite trabalhar no quadro quando este não tem rodas - Embora seja verdade, pela minha experiência isso é algo que acontece apenas em dois cenários. Ou tivemos um furo e estamos a fazer um remendo ou estamos a fazer um restauro. Apenas nestas circunstâncias é que isto era necessário. E nestas está mais uma vez está sobre a mesa, virada do avesso.
Um dos problemas que poderá ter é a aderência. Como é de metal, pode deslizar sobre ladrilho. Mas em relação a isso, também já tenho a solução... Lembram-se dos pneus velhos? Ora aqui está uma nova aplicação. A ver quando o receber, algures para o fim de Março...
Sem comentários:
Enviar um comentário