Ao longo do processo de desmontar a Utopia, identifiquei quais as melhorias a fazer e se estavam enquadradas com o comportamento que vinha a ter.
O resultado foi muito virado para a parte da transmissão que ainda era de origem e que necessitava de substituição:
Pedaleira tripla BTT - Ainda de origem, a pedaleira que tinha, para além do desgaste óbvio do uso que já teve, estava empenada, o que piorou da última vez que a tirei (à martelada). Além destas razões, no total esta é mais leve e possui mais dentes na terceira engrenagem, o que será útil na versão 1.0 (eléctrica). Ainda olhei para as de estrada, por terem mais dentes mas achei que não se justificava, pelo menos para agora, antes de ver o comportamento com assistência eléctrica. LINK
Extractor Pedaleira - Embora não seja uma peça propriamente dita, é uma ferramenta muito útil e que ainda não tinha. Trata-se de um extractor da pedaleira, mais conhecido como "saca". Não é mais do que um parafuso dentro de outro que força que o veio se solte.
Durante a desmontagem tentei usa-lo na pedaleira antiga mas não resultou... A rosca está tão gasta e velha que o saca não consegue entrar. Lá terá dr sair uma ultima vez "à pancada". LINK
Elos de ligação corrente - Seja por ser um "cêpo" ou porque simplesmente é assim, sempre que tiro a corrente tenho de acrescentar um elo de ligação. Depois de ter tentado incessantemente reutilizar estes elos para abrir e fecha-la sem sucesso, desisti. Se tenho de abrir a corrente, meto um elo novo para tomar o lugar daquele que foi aberto. LINK
Desviador frontal 3V - Ainda de origem, este era dos componentes mais mal tratados que a Utopia ainda possuía. Por opção devido a budget vs. prioridade, este componente ainda não tinha sido substituído. O seu estado apontava claramente para "cansaço" e gritava por reforma. Dado que as voltas em cidade, para os trajectos que faço, não envolvem grandes diferenciais de mudanças, porque são quase todos a direito. Agora que pretendo ter os componentes elétricos, andarei quase sempre em terceira à frente, pelo que não necessitaria de o substituir... Ou precisava?
Pensemos que fico sem bateria antes de chegar ao meu destino... E que tenho uma subida pela frente... Como a bateria e o motor juntos pesam perto de 6kg (pelo que li), estamos a falar de esforço adicional. Ora fazer isto sem o auxílio de reduções daria aso a levar a Utopia à mão. Além disso, esta fase será bastante "estética" e componentes mais velhos "estragariam o look" :) LINK
Ponteiras para bichas - Na montagem inicial da Utopia, uma das coisas que ficaram em falta foram terminais para todos os revestimentos de cabos. Voltando um bocado atrás no tempo, uma das coisas que tinha definido é que queria proteger ao máximo todos os cabos por meio de bichas. Este é um dos detalhes que sempre me fez extrema confusão na montagem de origem da maioria das bicicletas. Uma grande parte dos cabos está exposta aos elementos, degradando-os muito rápido, principalmente quando a bicicleta é utilizada debaixo de chuva ou ambientes muito húmidos. Por isto, na altura, comprei um kit que trazia os cabos e respectivas protecções. Mas como nas montagens "normais" nem todos os segmentos têm protecção, não existe a necessidade de ter muitos terminais. Ficaram uns quantos em falta que não cheguei a comprar. Como está toda desmontada, achei que era o momento. Além disso, como indiquei, nesta fase, a vertente estética está em destaque. LINK
Caixa de direcção - Não porque estivesse inutilizável mas sim por uma oportunidade a nível de preço, comprei também uma caixa de direção. Ainda estou por confirmar se o modelo adquirido é compatível com a Utopia.
E porquê nova? Simplesmente porque a consegui por 3€ e a que tenho está com uma valente amolgadela e com os rolamentos bem velhos... A confirmar-se a sua utilização, comprei por 3€ algo que custava 15€ :D
Mais uma vez, a nível estético (e funcional) tenho uma nova solução. LINK
Na secção seguinte, indico as peças que embora não sejam novas (compradas para este fim) serão colocadas na Utopia como parte integrante da versão 0.4.
Farol Frontal - Uma das coisas que a Pikena me disse sobre a C20 é que esta era pesada. Ora isto não é novidade para uma bicicleta daquele tipo, principalmente quando possui cesto frontal e porta-bagagens traseiro. Existem n acessórios estéticos que quando combinados contribuem em mais dois ou três quilos em cima de um quadro já pesado por si.
Tendo isto em conta e sabendo que ela não irá andar durante a noite, perguntei-lhe se queria que lhe removesse as luzes. No total, pesam umas boas 400g e dão jeito para a Utopia. Como se não fosse razão suficiente, como o farol está por baixo do cesto, ao andar, apresenta um comportamento estroboscópico (conversa de DJ para uma luz que pisca).
Este componente é meramente estético dado que o seu led não é muito forte. Serve como uma boa luz de presença mas não para iluminar o caminho. O único senão deste componente é o facto de ser a pilhas e não é recarregável. Quando a carga acabar, irei colocar-lhe pilhas recarregáveis (tenho de manter a Utopia amiga do ambiente :) ).
Farol Traseiro - Também da C20, esta luz irá ser mais útil do que estética. Embora seja um farolim interessante a nível de design, possui três leds vermelhos que indicam de forma muito eficiente a minha presença durante a noite. Tal como o farol frontal, é alimentado por meio de pilhas que serão substituídas para recarregáveis quando a carga inicial terminar.
Suspensão frontal - No post A antiga bicicleta da Pikena indiquei que o único componente que foi aproveitado era a suspensão frontal. No momento de escrita deste post, ainda me encontro em fase de recuperação desta peça. Estou ainda por saber se irei conseguir ou não que funcione.
Sei que a usar, terá dois impactos negativos na Utopia:
Sei que a usar, terá dois impactos negativos na Utopia:
- A nível de design, afastar-se-á de uma bicicleta clássica. A troca entre um garfo rígido por uma suspensão BTT muda drasticamente o aspecto da frente da bicicleta.
- Peso acrescido. Qualquer pessoa que tenha andado de BTT sabe que 2 terços do peso estão na parte frontal devido à suspensão. Se eu já considero a Utopia pesada, com este add-on, será pior ainda
Mas claro que tem vantagens óbvias!
- O conforto. As repetidas passagens pelos empedrados de Lisboa têm o seu peso nas minhas costas e braços.
- Impactos no motor frontal. Como optei por um motor na roda da frente, todo e qualquer impacto que a roda levar, irá afectar o motor. Para além da parte mecânica, existe também a parte dos furos. A jante que terá o motor não está preparada para ter um saca. Nem deve! Mais uma razão para apostar na suspensão.
Este será quase que um projecto por si só. Sou totalmente leigo no que toca a manutenção e recuperação de suspensões. Não faço ideia se irá funcionar bem e/ou se é viável. Com o tempo e trabalho realizado, irei partilhando as conclusões. Por ser um work in progress, ainda não vou partilhar imagens sobre ela...
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