quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

O kit eletrico


Uma das coisas que falei aqui muitas vezes mas que nunca detalhei são os kits eletricos...
Mas afinal o que é isso e o quê que o compõe?
Existem milhares de sites com essa informação. Devo inclusivé dizer que encontrar informação correta e fidedigna sobre o assunto não é fácil dado que cada um dá a sua senteça... Este post será mais um deles, com aquilo que aprendi até agora entre pesquisa, pesquisa e mais pesquisa, alguma experiencia com gadgets e por saber o básico de mecânica e eletrónica (isto de ser engenheiro dá jeito para alguma coisa).
Os componentes básicos são:
Motor - Existem de diversos tipos, potências, aplicações e formatos de venda. No fundo resumem-se a duas categorias:
Mid Drive e Hub Drive. Enquanto que o primeiro é obrigatóriamente um PAS (Pedal Assisted System), os Hub drives poderão não ser. A grande diferença entre eles é que um está ligado à corrente e apenas funciona quando pedalamos, o segundo pode ser accionado independentemente de estarmos ou não a pedalar por "ser o veio" de uma das rodas.
No meu caso, optei por um Hub Drive (front) pela simplicidade e preço.

Bateria - Componente mais caro de todo sistema. Representa entre 50% a 60% do valor total do kit. Para piorar, é um componente que tem um número limitado de ciclos de carga, que definirão o seu tempo útil de vida. Adicionalmente, o "mesmo modelo" pode ter diferentes capacidades de armazenamento (leia-se autonomia). Além disto tudo, ainda variam em voltagem, para se enquadrarem com as diferentes potências dos motores.
Controlador - Distribuidor e "cérebro" de todo sistema. É este que faz a gestão de todos os componentes, lendo os inputs dos periféricos e transformando-os em informação para a bateria e motor. Estes existem em diversos modelos mas o que os distingue é a sua amperagem. Quantos mais amperes, maior o seu output a nível de potência. Mas claro que a nível teórico e dentro de determinados intervalos. O que pretendo dizer com isto é que de nada serve ter um controlador de 20A quando a nossa bateria tem 24 volts. É necessário que exista equilíbrio entre os componentes. Por essa razão, a compra de kits faz todo o sentido, por serem peças testadas em conjunto e que garantidamente vão funcionar bem.
Com estes três anteriores e um dos dois seguintes, podem ter uma e-bike totalmente funcional:
Sensor P.A.S. - Pedal Assisted System. Este pequeno sensor, colocado no eixo pedaleiro, verifica a rotação que estamos a aplicar à bicicleta e ativa a assistência eletrica em função disto. No meu caso, embora seja fornecido com o kit, não o vou instalar porque pretendo ter a possibilidade de acelerar sem pedalar.
Acelerador - Também opcional ou para utilização em conjunto com o anterior. Aqui existem muitas escolhas, desde o punho completo até ao de polegar (minha escolha). Pretendia um acelerador o mais pequeno possível, mas que me desse controlo absoluto de quando quero ou não assistência do motor.
Componentes opcionais:
Display de controlo - Desde o básico com um botão on/off ao complexo sistema integrado sem fios. Tudo depende do que estejam dispostos a pagar e que faça sentido para o uso qur vai ter. Eu optei por uma solução intermédia, que me permita ter acesso a alguns dados telemétricos mas que também seja um velocimetro. Nunca pus um na Utopia precisamente porque não queria ter mil componentes no volante, principalmente redundantes.
Manetes travão corta-sinal - Na loja onde adquiri o meu kit, antigamente estavam incluidas a custo zero. Agora são pagas. Servem para cortar a alimentação do motor assim que são premidas. Uma solução de segurança interessante mas não necessária para a minha utilização. Se pensarmos nisso, tanto num carro como numa mota nada nos proíbe de travarmos e acelerarmos ao mesmo tempo. Simplesmente não o fazemos porque não faz sentido. Se preciso de travar, largo o acelerador.
E esta é a teoria... Muito mais se poderia dizer sobre cada um deles mas como ainda não tenho o meu, posso apenas falar do que leio. Daqui a muito (pouco) tempo, vou ter o meu :)

Sem comentários:

Enviar um comentário