quarta-feira, 10 de junho de 2015

Os dois "novos" projetos

Há uns posts atrás disse que haviam dois projectos que ainda não tinha falado e que um deles é uma das principais razões da criação deste blog.

Antes de os apresentar, mais um pouco de enquadramento...
As idas para Lisboa estavam a ser cada vez mais frequentes tal como os meus passeios de BTT. Aplicando o belo do CSI (ver post anterior que fala sobre isto para mais detalhes), cheguei a algumas conclusões e alterações que teria de fazer para melhorar a minha performance, melhorar a minha condição física e acima de tudo estar mais confortável.
A forma como a Torah foi concebida por mim faz dela um excelente objecto de estudo. Posso dizer que adoro como ela está... Mas tenho de ser sincero comigo próprio... Na realidade não é nem uma bike citadina nem uma BTT para o nível de exigência que a tenho submetido. Onde mais isto é notório é no peso... De origem, a Torah já pesa algo na roda dos 16 kg... Com as coisas todas que lhe meti, piorei drasticamente este factor...
A parte pior disto é que para aproximar de um estilo afasto-me do outro...


Depois de muito pensar no assunto, achei que era a hora de criar algo diferente e mudar totalmente a minha óptica de upgrade.

Projecto E-Torah (ou Thorah 1.0):
Algo que me chamou a atenção logo que me iniciei nestas andanças, foram as E-Bike. Para quem não sabe o que é, consistem numa bicicleta "quase" normal que possui um motor eléctrico auxiliar. Na verdade, é uma bicicleta tacitamente igual às outras com a excepção de ter pelo menos mais 8Kg em cima de todos os componentes adicionais.
Isto sem dúvida que era uma ideia genial para usar a bike todos os dias nas viagens para Lisboa. Encurtava o meu tempo e nos dias em que "não apetece" já não tinha desculpa...
Mas quando vi os preços pela primeira vez, desmoralizei... A linha de entrada da Decathlon com estes bichinhos anda na casa dos 500€. Além disso, em termos de autonomia, design e força não tinha o que procurava... Haveria de encontrar outra solução mais eficiente e económica para por este projecto em prática.


Projecto Offroad:
Para já, terá este nome... Quando iniciar a sério e sair do papel, o projecto terá outro nome. Eu tenho o hábito de "personificar" tudo. As bikes não são excepção :)
Modificar a Torah para eléctrica resolvia apenas metade dos problemas. Como indiquei acima, acrescentar equipamento eléctrico a ela ia afastar-me ainda mais de uma BTT leve e altamente manobrável. Para dificultar mais as coisas, acredito que os componentes eléctricos (principalmente o motor) não iria ficar muito agradado em andar a saltitar de buraco em buraco. Tinha de proteger o investimento (caso o chegue a realizar).
Surgiu então a única hipótese lógica: Ter duas bikes distintas, para dois tipos de utilização distintas. Tinha de ter uma BTT "nova". Atenção que por "nova" refiro-me a nova nas minhas mãos. Nesta altura ainda debato comigo mesmo duas possibilidades:
  • Comprar uma nova (gama média)
  • Comprar uma usada (gama superior)
Qualquer que venha a ser a minha escolha, dois factores tem de ser garantidos:
  • O budget será o mesmo para as duas hipóteses
  • Apenas posso fazer isto depois do casamento

Embora os dois projectos sejam mais ou menos paralelos, por questões de usabilidade, o projecto offroad terá de avançar em primeiro lugar. Afinal de contas, a partir do momento que colocar o motor na Torah, acabou-se o offroad e passa a ser usada exclusivamente em estrada.

Algum trabalho de investigação já arrancou para ambos os projectos. Já consultei blogs e fóruns sobre e-bikes, já pesquisei por classificados de bikes na minha zona, já fui a várias lojas que as vendem... Enfim... Difícil vai ser a escolha. E mais importante, viver com essa escolha, não olhando para trás e acreditando que fiz a melhor opção possível...

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