quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Novo projecto! Ou será que não...?


Para explicar ao que me proponho com este "novo" projecto, tenho primeiro de explicar uma pontas soltas que deixei nos últimos posts...


Q. Afinal que raio se passou com a Torah?


R. Esta é a pergunta mais óbvia a fazer. E a explicação é bastante lógica. Como indiquei antes, pensei bastante durante as férias sobre o que fazer e como avançar com os diversos projectos. A parte de Offroad já foi explicada. O que mudou com a Torah foi ter pensado que fazia mais sentido dá-la ao meu pai do que altera-la para eléctrica. As vantagens eram imensas e nunca me tinha apercebido disso! Venham de lá os famosos tópicos que uso a toda a hora:
  • Dar o que posso a alguém que precisa - Algures no inicio deste blog, expliquei a situação laboral do meu Pai e o quanto ele gosta de pedalar. Falei também da sua velha bike, sem suspensão, com muitas folgas e pintura a pincel para evitar a ferrugem.
    O correto a fazer era oferecer-lhe a Torah! E aqui está a explicação de continuar a vê-la todos os dias. Sempre que vou andar com ele, lá está a Torah em todo o seu esplendor, a servir o propósito para o qual foi criada (não por mim mas pelos fabricantes da Berg): Estar fora da estrada...
  • Alterações técnicas mais complexas - Modificar a Torah para eléctrica iria dar-me umas quantas dores de cabeça que não tinha previsto inicialmente:
    • Travões de disco vs. Motor eléctrico - Os motores que ando a ver, aplicam-se a uma das rodas, passando o eixo da jante, o motor. Todas as alterações que pesquisei, envolvem V-Brakes. Não digo que não fosse possível mas decerto que seria mais complicado. Adicionalmente, caso quisesse passar para V-Brakes, o quadro da Torah não estava preparado. Qualquer uma das saídas ia ser difícil...
    • Peso já elevado - Só o quadro pesa muito. Mais os pneus, mudanças, travões e todos os acessórios necessários para a cidade iam pô-la muito pesada. Isto era exequível quando não tinha um motor, controlador e bateria. Já estão a imaginar eu a pedir ajuda para entrar e sair do comboio porque tenho um monstro de 30 kg?! Pois... Se calhar não era boa ideia.
    • Quadro demasiado largo - Um quadro robusto é das melhores coisas que se pode pedir. Mas o da Torah é demasiado robusto! Para além da parte óbvia do peso, na cidade não tenho necessidade de andar com um "bicho" que foi feito para levar pancada da grossa.
    • Adaptabilidade aos acessórios citadinos - Quando uma coisa não é criada com um determinado intuito, sirvo-me sempre da criatividade e algum engenho para dar a volta à situação. Mas isso tem o seu preço! Pode ser em estabilidade, peso ou mesmo design.

Q. Posto isto vais deixar o projecto cair por terra?


R. NÃO!! Nem pensar! O projecto da bicicleta eléctrica é uma das principais razões para a existência do VinhoSobreRodas! Se deixasse de existir, provavelmente aconteceria o mesmo ao blog... Acabava!

Q. Então como vais fazer? Como vais fazer o projecto andar?


R. No meio destas trocas e baldrocas sobrou uma bike não foi? Pois é! Será ela o meu objecto de estudo para as próximas semanas, a minha tela em branco e o meu passatempo!

Q. Como é que ela é? Em que estado está? Mostra mostra!


R. Apenas vou mostrar como estava antes de lhe mexer. Como era antes de passar para as minhas mãos. O trabalho que estou a desenvolver será gradualmente publicado, conforme o vá fazendo...
Proximamente, hei de por o meu plano de "implementação" "em cima da mesa" (leia-se num novo post). A única coisa que posso adiantar para já é que se vai chamar Utopia...


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