Enquanto me decido pela cor a aplicar à Utopia, tempo de fazer o levantamento entre o que tenho, o que posso usar, o que não posso usar e o que necessito de adquirir...
O que se salvou:
- Desviador frontal - Shimano modelo desconhecido.
- Desviador traseiro - Shimano Acera.
- Cassete - Shimano de sete velocidades, modelo desconhecido.
- Pedaleira de três pratos - Terá também um trabalho de restauro mas encontra-se bem em termos estruturais.
- Manetes de travão com mudanças integradas - Shimano, modelo desconhecido. Embora estejam bastante "cansadas", estão 100% funcionais. Necessitam de uma boa limpeza e lubrificação mas irão desempenhar bem a sua função. Sim, os números que identificam a mudança actual há muito que desapareceram mas isso será revisto no futuro (já tenho a ideia em mente).
- Travões V-Brake - Tektro em metal. As molas estão com bastante força e não apresentam nenhum dano visível.
- Jantes e respectivos cubos - À partida, a da frente será substituída pela que vem no kit eléctrico mas terei de manter a de trás. Como tenho outro conjunto de jantes que não estão a uso, vou verificar quais estão em melhor estado.
- Todos os componentes estruturais - Quadro, volante, espigão volante e garfo estão neste momento em fase de restauro. O garfo não será utilizado mas na altura que iniciamos os trabalhos de restauro ainda não tinha encontrado nenhuma suspensão que se aplicasse.
O que não teve a mesma sorte:
- Calços de travão - Para além de estarem mesmo muito gastos, como estiveram erradamente colocados, a superfície de contacto já não é a totalidade do seu comprimento. Adicionalmente, com poder de travagem, não gosto de brincar.
- Punhos - O estado deles era tão mau que no momento que os desmontei, foram directamente para o lixo!
- Cabos de travão - Diz a boa prática de manutenção que para além de os devermos manter bem lubrificados, que terão de ser trocados de forma semi-regular. Ora estes nunca foram mudados. ME-DO!
- Cabos das mudanças - O mesmo do ponto anterior. Neste caso, o da frente parecia em melhor estado. Foi provavelmente substituído ao longo da vida da bike.
- Bichas de cabos de travão e de mudanças - Se os cabos estavam maus, as bichas estavam piores! Alguns troços partidos, ferrugem interna em todos eles, enfim... Tudo o que se pode pedir de uma bicicleta...
- Corrente - Em melhor estado do que se poderia esperar para a idade. Mas como teria de ser retirada para o restauro e não tinha elo de ligação, foi cortada. Além disso, pela experiência que tive na Torah, trocar a corrente para uma nova faz uma grande diferença de esforço em distâncias superiores a 5 Km.
- Selim - Posso admitir que o estado não é o melhor mas não é essa a minha principal motivação para a substituição. É rijo, desconfortável e com um formato que não pretendo para a Utopia.
- Pneus - Mais uma vez o estado não era famoso. Na verdade era bastante mau. Mas para além disso, pretendo usar pneus de menor atrito, direccionados para a cidade. Algo mais estreito, mas com algum rasto porque andarei em todas as condições climatéricas.
O que veio da Torah:
- Guarda lamas frontal e traseiro - O kit básico da Decathlon que modifiquei levemente para a Torah. Estas alterações serão muito provavelmente também aplicadas à Utopia.
- Luz frontal - Recarregável via USB com três modos de funcionamento. Tenho em trânsito (da China para Portugal) uma igual por várias razões: Caso queira fazer novas pedaladas nocturnas pela serra, fico com a luz adicional que queria, se ficar sem bateria numa, tenho sempre a outra.
- Luz traseira - Recarregável via USB com três modos de funcionamento.
- O porta bagagens - Está actualmente na Trailrock mas será substituído para a Utopia. Não tenho ainda a certeza mas é provável que seja intervencionado em termos de pintura. Algo a ver quando chegar a altura.
- Reflectores das rodas e traseiro - Porque visibilidade nunca é a mais!
O que será novo:
- Suspensão frontal - Nova não é, é nova nas minhas mãos! De origem, esta bicicleta não tinha suspensão. Principalmente por ter o motor na roda frontal mas também por conforto, é imprescindível ter este componente.
- Calços de travão
- Punhos
- Corrente
- Cabos de travão + bichas - Ao pesquisar preços verifiquei que saia bastante mais barato comprar o kit de cabo + bicha do que os componentes isolados. Adicionalmente, trazem também os terminais para a ponta dos cabos para evitar que estes se "desfiem".
- Cabos de mudanças + bichas - Tal como nos travões, é mais barato comprar em kit do que em separado e também possuem os terminais para as pontas.
- Selim
NOTA - A foto inicial deste post não é da minha "oficina" (se é que posso chamar isso ao meu jardim). Foi apenas uma foto que encontrei que achei que fazia sentido para o tema que iria falar :)
Sem comentários:
Enviar um comentário