sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Tarefas, prazos e objetivos


Sendo coordenador de uma equipa técnica de manutenção de sistemas SAP (sim, somos os duros do código mas não é por isso que nos fechamos em caves sem contacto com o mundo exterior), estou demasiado habituado a trabalhar com gestão de projecto e todo o planeamento que isso envolve. Talvez por isso chame projectos ás alterações que faço às bicicletas, talvez por isso faça listas de tarefas, talvez por isso faça análises de custo/risco.
Agora que fechei o que pretendo fazer, está na altura do planeamento e todas as suas sub-áreas. 

Comecemos pelos requisitos:

  • Utilizar a antiga bicicleta do meu pai para base de modificações
  • Desmontar toda a bicicleta (toda mesmo)
  • Reaproveitar as peças que estejam em condições
  • Inventariar as peças que terão de ser substituídas
  • Nova pintura de quadro em três fases (primário, cor, verniz proteção)
  • Limpeza profunda e lubrificação de todos os componentes
  • Re-assembly de todas as peças (versões 0.X)
  • Adaptação para motor eléctrico (versão 1.0)


Filosofia deste projecto:

Uma das coisas que falo desde a criação deste blog, é o factor dos custos. Por mais que digamos que não, a viabilidade de toda e qualquer actividade é condicionada pelo budget que temos para gastar (ou que estamos dispostos a gastar). No caso do Projecto Torah, esse era o principal requisito (manter os custos no mínimo). Na análise inicial que fiz para a Utopia, percebi logo à partida que os valores iriam disparar para níveis superiores (mesmo muito superiores). Questionei-me várias vezes sobre a sua viabilidade neste âmbito. Estamos a falar de kits eléctricos na casa dos 500€. É muito investimento para aplicar numa bicicleta com cerca de 15 anos!


Motivações para este projecto:

Quando tomei a minha decisão, escrevi numa cábula quais eram as minhas motivações para levar este projecto avante. Mais importante que isso, seria não olhar para trás e viver com a escolha / investimento que decidi fazer (acho que não é a primeira vez que digo algo assim :) ).
  • Utility Driven - Como disse acima, o dinheiro é o principal condicionante. E será sempre! Mas tenho de me abstrair desse factor e pensar na utilidade. Esse é o driver principal! Caso demore mais a desenvolver devido a custos, espera-se mais tempo. O importante é responder a todos os requisitos que defini.
  • Enviroment Friendlly - É verdade que na sua essência, uma bicicleta é um  veículo amigo do ambiente. Mas é mais do que possível não cumprir com este requisito! Nas minhas pesquisas encontrei várias opções (por vezes mais baratas) de bicicletas/mini scooters com motor a gasolina. NÃO! Eu quero algo que não tenha impactos nocivos para o ambiente! Claro que podem sempre alegar que a electricidade que consumimos em nossa casa tem a geração de algum nível de poluição e é verdade. No momento que uma bicicleta tem um motor, mesmo sendo eléctrico, já polui mais do que sendo puramente a pedais. O que não poderão dizer é que havia soluções mais verdes :)
  • Realização pessoal - Sim, é para isso também. Das coisas que mais me orgulho na minha casa é olhar para algumas das peças que tenho (móvel, candeeiro) e pensar: "Fui eu que fiz aquilo...". Dou mais valor a algo que seja de trabalho manual, artesanal. Não sei explicar porquê mas simplesmente gosto!
  • Manter o Pai ocupado - Tal como eu (tenho a quem sair) o meu Pai não sabe estar quieto. Tem de estar sempre a inventar qualquer coisa. Mas dada a idade que tem e a vida que levou, já inventou tudo e mais alguma coisa para fazer. Mas aborrece-mo-nos porque tudo "soa a mais do mesmo". Sempre que arranjo novas coisas para fazermos, fica todo entusiasmado e quer logo partir para a acção (e depois dificulta-me a vida na documentação dos diferentes status porque sempre que o encontro já avançou com quatro fases :P). E vamos a ver as coisas como são: Não é lindo conseguirmos desenvolver estas actividades com a nossa família? Como sendo os nossos melhores amigos?


Prazos: 

Não tenho propriamente prazos para estes desenvolvimentos. O que tenho são ideias de quando quero ter as diferentes fases prontas (indicadas ao dia do mês que o domingo calha). Claro que se alguma delas falhar, não é por aí que o mundo vai acabar!

  1. Desmantelar a antiga bicicleta - Semana de 30 Agosto
  2. Limpeza e primário em componentes quadro - Semana de 6 se Setembro
  3. Pintura final componentes quadro e obtenção peças novas - Semana de 20 de Setembro
  4. Obter sistema eletrico e montagem final + componentes EBay - Semana de 4 de Outubro

Sem comentários:

Enviar um comentário