quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Quando pensava que estava tudo...


Pensava eu que tinha terminado todas as intervenções na Utopia...
Pois é! Tal e qual um projecto de IT, quando chega a parte dos testes com o cliente, decide tudo parar de funcionar. Mas comecemos pelo inicio...
Depois de um Sábado inteiro a montar componentes, afinar travões, testar mudanças e maravilhar-me com a minha criação, estava na altura de a levar num pequeno passeio para verificar se tudo estava OK e que pequenos ajustes teria de fazer (posição do banco, travões, mudanças,etc).
Como todos os test drive que faço, o percurso seriam uns míseros 1000m: casa - bomba gasolina - casa. O meu Pai decidiu acompanhar-me para um café e revermos a pressão dos pneus da Torah.


Tudo parecia bem até dar a primeira pedalada mais forte, numa pequena subida a 50m de casa. Ouço um enorme "CLACK" da corrente, a pedaleira roda violentamente para a frente, ao ponto de ter de levar o pé ao chão sob pena de ir dizer olá ao asfalto se não o fizesse. O primeiro instinto que tive disse: "Raio da corrente saltou... Tenho de afinar os limites da 1 e da 7...". Olhei rapidamente para a corrente e afinal ela estava no sitio, impávida e serena como se nunca se tivesse passado nada. Voltei a pedalar e estava tudo ok... Ou não... Já noutra mudança, quando apanhei outra pequena subida, agora numa rotunda, aconteceu o mesmo. Não tirei os pés dos pedais e decidi insistir. Mais um, dois, três "CLACK'S", cada um mais forte do que o outro, com a corrente sempre no seu lugar
Desta vez, percebi que não era um acaso e que algo não estava bem. Pensei que tivesse as mudanças mal afinadas e/ou o desviador torcido.
Fiz o resto do caminho na calma, sem pedaladas fortes, o que me permitiu chegar à bomba, rever a pressão dos pneus e voltar a casa sem mais percalços.

A Utopia foi novamente para a bancada para revisão das afinações. Uma ligeira alteração na tensão dos cabos tornou as alterações das mudanças traseiras mais suaves e teria (supostamente) o problema resolvido...


Resultado: Exactamente igual ao primeiro. Barulhos, saltos e desequilíbrios sempre que aplicava mais força no bicho. Decidi voltar para casa, frustrado por não estar OK e iria pesquisar sobre o problema assim que possível...
Dois dias depois, finalmente tive tempo para pesquisar sobre o problema e - para não variar - o tio Google tinha a resposta.
Bem podia andar a tentar resolver o problema que nunca iria conseguir. Os saltos que a corrente está a dar são conhecidos como "Chupão" e são um sintoma totalmente normal quando se troca a corrente. As suas razões podem ser as seguintes:

  • Elo de ligação da corrente mal apertado, largo ou na posição errada
  • Corrente penrra em alguns elos e não conseguir movimentar-se livremente
  • Substituição da corrente sem troca da cassete
  • Substituição da cassete sem troca da corrente
  • Empeno do dropout
  • Empeno do desviador traseiro
  • Falta de força na mola do desviador traseiro
  • Etc e tal

Embora a maioria das pessoas apontasse os pontos 3 e 4 como principais culpados, não queria acreditar porque tinha posto à 3 meses uma corrente nova na Torah, não mudei a cassete e nunca tive estes problemas.
Depois de jantar, fui percorrer a lista de causas para resolver o problema. Não tinha grandes esperanças mas valia a pena tentar. Hora do test drive 3...


SUCESSO!!!!

Acreditaram? Fizeram mal... Estava na mesma. CLACK'S e mais estalos e saltos... Voltei para casa para pesquisar mais coisas... Desta vez fui ao outro tio que também costuma dar bons conselhos: O Youtube.
Vi uns vídeos de como trocar a cassete da forma correta (e não à bruta como provavelmente iria fazer) e em todos eles falava da necessidade quase certa (salvo algumas excepções) de trocar a corrente e cassete no mesmo momento. Todos indicavam os tais estalos e saltos que estava a ter caso não o fizéssemos.

Dúvidas postas de parte, a explicação para este fenómeno é algo que nunca tinha imaginado:
A cassete e a corrente sofrem desgaste de forma complementar, tornando-se um par que "acama" e apenas funciona em conjunto.
Com a Torah, tive muita sorte mas na realidade é normal. A Torah fez 300 e tal km nas minhas mãos quando fui obrigado a trocar a corrente. Antes disso, nas mãos do antigo dono, fez uns 50 (se tanto). O desgaste da cassete era mínimo ou até inexistente. Por isso funcionou bem.
No caso da Utopia, a corrente e a cassete eram originais, com cerca de 15 anos e mesmo muitos kms em cima.

Só tenho uma solução... Esperar pelo próximo Domingo para comprar uma nova peça e substituir a existente... Até lá, a Utopia voltará a ficar na bancada...

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