Como estou em período de transição, neste momento tenho na mesma apenas uma bicicleta para os dois tipos de utilizações que faço (urbano e BTT). Por essa razão, a Trailrock não terá apenas uma mas (pelo menos) três versões. Pelo menos é isso que tenho planeado...
Versão 0.1:
Considero a versão 0.1 o status inicial, 100% original, sem qualquer tipo de modificação:
Versão 0.2:
Lista de modificações:
- O porta-bagagens - Talvez seja a alteração mais notória em termos visuais e também em termos práticos. Se fica bonita? Não! Se fica prática? Sem dúvida. Utilizando a frase de um colega "A tecnologia tem o intuito de nos servir e não nós que servimos a tecnologia". Tudo o que me facilitar a vida, vou usar, mesmo que isso afecte o design. O que interessa é como eu me sinto e não o que os meus olhos vêem!
Para que a fixação superior fosse possível, tive de adaptar o parafuso do banco. Guardei o que vinha fornecido para a próxima versão (dispenso o saca rápido no banco porque apenas eu a uso). Arranjei um parafuso mais comprido, com o mesmo passo de rosca (a braçadeira que aperta o veio é auto-roscante), duas porcas para servirem de espaçadores, duas anilhas para melhorarem a força aplicada e uma porca para fixar tudo no fim.
- Os reflectores das rodas - Sendo esta uma bike para fazer 90% do seu tempo fora de estrada e para andar de dia, os reflectores originais foram retirados. Ainda tentei tira-los com cuidado para uma possível utilização futura mas não foi possível...
O que restou dos reflectores. Sou mesmo um carniceiro :) |
- O suporte do telemóvel - Este é um acessório que não dispenso. Veio da Torah e será aplicado sempre que trocar de bike. Na verdade, embora neste momento apenas tenha uma a funcionar, já comprei o segundo para o próximo projecto (estará neste momento algures entre a China e Portugal porque os compro no EBay). A fixação está meio precária porque parti o apoio inferior ao apertar demasiado. Irei proximamente desmonta-lo e adapta-lo para que fique seguro.
A visão quando se está a pedalar |
- Os pedais - Os que vieram eram muito parecidos com os que comprei há cerca de um mês atrás para a Torah (teve de ser porque um se partiu no assalto nocturno - mais info aqui). A única diferença são os pequenos "picos" que adicionam mais atrito e aderência ao calçado. Com tempo húmido ou mesmo em chuva, faz a diferença. Troquei os da Torah para a Trailrock e vice versa.
Os pedais de origem |
Os pedais que tinha comprado para a Torah e usei durante duas semanas |
- A protecção para o desviador traseiro - Porque não o dispenso... Andar em trilhos estreitos e a passar por caminhos cavados pela água das chuvas, todo o cuidado é pouco. Foi comprado para a Torah e transitou para a Trailrock. Tive de lhe dar um "pequeno toque" (como quem diz entorta-lo ligeiramente) para que não roçasse no desviador. Antes fazia um ângulo de 90º e agora está um pouco mais aberto.
Antes da protecção instalada |
Depois da protecção instalada |
- Os suportes para a água - Porque a maior parte das bicicletas não o trazem de origem, mais uma vez, transferi o que tinha na Torah para a Trailrock. Porque eu destilo totalmente quando ando mais do que 1 km (parece exagerado mas é verdade), tenho de ter dois.
Existem depois os normais ajustes do banco, manetes de travão, manetes de mudanças, etc e tal. Mas essas não são propriamente modificações e por isso não têm direito a destaque.
Todas estas modificações foram feitas no dia em que a comprei. Na realidade, a versão 0.1 é apenas um benchmark/concept para futura comparação.
Em termos de planeamento, a próxima versão será a 1.0. Nesta, pretendo que fique finalizada e exclusivamente a ser usada fora de estrada. Nessa altura, darei por concluído o Projecto Offroad!
NOTA: Ao contrário do que indiquei num post anterior, não vou mudar o nome deste projecto. Será Projecto Offroad e não Projecto Trailrock. Já me habituei ao nome e assim as tags dos posts vão funcionar correctamente sem necessidade de edição posterior :)
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